Friday, October 29, 2010

MINHA IDA PARA O CHILE


^Quando se deu o golpe militar
que derrubou Salvador Alhende eu estava lá.

Em 1970 já estava por minha conta!
Depois do fracasso, que fora a minha vinda para Lisboa, não podia regressar mais á aldeia.
Nova viagem, novo salto, desta vez para o Chile mais precisamente “Santiago do Chile”.
Tinha como trabalho, fazer companhia e acompanhamento a uma menina de cinco anos com atraso motor.
Foi o maior salto da minha vida. Levou-me para lá da mediocridade, a que estava condenada neste País.
Aí a viver, numa bela casa com piscina realizaram-se muitos dos meus sonhos de adolescente.
Tirei a carta de condução, viajei por todo o País.
Ainda hoje, tenho muitas lembranças desse tempo tão marcante para mim.
Fazer parte de uma família que me aceitou como parte integrante dela, foi a melhor lição de vida que alguém me podia dado. Naquela altura em que minha personalidade se formava tão longe de casa deixou marcas profundas em mim do que era a solidariedade.
Aproveitei a oportunidade para crescer a todos os níveis.
Desse acordo de trabalho ficou a amizade. Passados 40 anos ainda hoje somos amigos.
No Chile tudo era novo para mim. Visitamos e fotografámos todos os lugares alpinos, suas tradições, e pessoas.
Maria Helena foi para mim uma mãe, uma amiga, e companheira.
Muito do que sei, e sou hoje devo-lhe a ela….
Mas minha odisseia a respeito de viagens não acaba aqui…

No comments:

Post a Comment