Saturday, October 30, 2010

CHEGADA AO RIO DE JANEIRO


Bairro da Tijuca - RIO DE JANEIRO
1971


30/10/2010- Viagens

A seguir á morte de Salvador Alhende, foi muito difícil para nós com o período revolucionário que se seguiu.
Viajámos de férias para o Brasil mais precisamente para o Rio de Janeiro…
Adorei conhecer…
Visitei nessa altura o pão de açúcar e o Cristo Concorvado do qual tenho fotos inéditas dessa época.
Pela primeira vez vi a pobreza de perto.
Fiquei durante muito tempo chocada com a vivencia da raça negra submissa á raça branca nessa altura.
Eu estava em casa de uma escritora no bairro da Tijuca considerado de classe média alta. Todos me trataram bem, mas as diferenças entre branco e negro eram abismais.
Para mim era tudo novidade, como não estava ao mesmo nível dos empregados da casa era tratada como família, comendo á mesa com eles e viajava para todo o lado com eles…
Nunca me diferenciaram deles….
Era uma jovem deslumbrada. Absorvia com muita avidez todas aquelas novidades…
No rio de Janeiro conheci e banhei-me na famosa praia de copa cabana. Comi dos melhores gelados da época. E andei muito a pé pelas suas grandes avenidas…
Outros tempos!!. Menos violência.
Durante esse mês de férias foi-me dado a oportunidade de conhecer a cultura brasileira. Maria helena tudo fez para me instruir. Levou a peito minha educação e a pouco e pouco, transformou uma jovem provinciana numa jovem mulher mais consciente e informada. Fazia questão que lesse todos os jornais e livros que me aparecessem pela frente…
Foi assim que nossa amizade foi desabrochando ao ponto de ela estar mais comigo do que com o marido…
Bons tempos…
A minha viagem continua……
Cristo Concorvado
Rio de Janeiro
1971

No comments:

Post a Comment